PELA MANUTENÇÃO DE DOIS TRABALHADORES DENTRO DOS ÔNIBUS!
O sindicato e a categoria sabem que a tecnologia avança e deve estar a serviço da sociedade. Desde o início da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, já havia o entendimento de que a função exclusiva de “cobrar a tarifa” seria, em algum momento, superada.
Contudo, defendemos que não existe transporte coletivo moderno, seguro e humanizado sem a presença de dois trabalhadores dentro dos ônibus.
A necessidade desse segundo trabalhador vai muito além da cobrança da tarifa. Ele inibe assédios e furtos, orienta os usuários, presta suporte às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, inclusive na operação dos elevadores, obrigatórios conforme a legislação brasileira de acessibilidade, além de garantir que o motorista possa se dedicar exclusivamente à condução segura do veículo.
Por isso, defendemos a manutenção da obrigatoriedade de dois trabalhadores nos ônibus, com a transformação do cargo de cobrador em agente de bordo, ampliando e qualificando suas atribuições.
A Prefeitura já admitiu que pretende demitir cerca de 80% do quadro de cobradores, o que representa aproximadamente 350 trabalhadores, e, ao mesmo tempo, deixou claro que a tarifa não será reduzida para os usuários.
Portanto, não estão em jogo apenas empregos, mas também a qualidade, a segurança e a humanização do transporte coletivo de Blumenau.
A população de Blumenau, especialmente os usuários do transporte coletivo, tem o direito de debater esse tema com a seriedade e o tempo necessários, e não vê-lo decidido no apagar das luzes, a toque de caixa, quase como em uma sessão secreta.
A Câmara de Vereadores aprovou o projeto do prefeito por 11 votos a 2, mas isso não significa que o assunto esteja encerrado.
Os protestos de hoje, que paralisaram o transporte temporariamente nos terminais Aterro e Fonte em dois momentos, de manhã e à tarde, são um indicativo claro de que a categoria não aceitará isso passivamente.
Sindetranscol | Sindicato de Luta!
