Empresa Expresso Presidente se recusa a negociar salários e condições de trabalho com o sindicato da categoria, o Sindetranscol.
Os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Gaspar aprovaram, por unanimidade, o início de uma jornada de lutas pela abertura de negociação coletiva de trabalho, em respeito à data-base da categoria (1º de julho). A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na tarde deste sábado (11).
O Sindetranscol notificará a empresa Expresso Presidente e a Prefeitura de Gaspar, responsável pela concessão do serviço, na próxima segunda-feira (13), estabelecendo um prazo de cinco dias para manifestação.
Caso a empresa insista em ignorar o sindicato e não abra o processo de negociação coletiva, a partir do dia 20 poderão ocorrer protestos, paralisações e até greve.
Desde janeiro deste ano, o Sindetranscol é o legítimo representante sindical dos trabalhadores do transporte coletivo urbano de Gaspar, após o Ministério do Trabalho e Emprego reconhecer oficialmente a extensão da base de representação do sindicato de Blumenau.
Apesar disso, a empresa vem se recusando a negociar, alegando ainda estar vinculada a um acordo coletivo de 2024, firmado com o antigo sindicato que representava a categoria na cidade.
Os trabalhadores de Gaspar não reconhecem esse acordo, feito sem o conhecimento e a participação da categoria, e exigem que a empresa respeite o direito à negociação coletiva, conduzida pelo verdadeiro representante legal da categoria, o Sindetranscol.
Sindetranscol | Sindicato de Luta!